Skip to content

Voínho

17/02/2014

“Um dia a gente sorri, outro a gente chora, e em alguns a gente não sente nada, só um vazio.”

Foi assim há um ano quando soube que o meu avô Manel não tinha resistido e partiu. Foi um vazio grande demais que provocou uma dor até então desconhecida. Por um lado porque era o meu único avô vivo. Por outro, porque apesar do tanto que aprontou na vida, foi sempre, para mim, uma pessoa carinhosa e amiga. Por outro porque estava longe, sozinha e não pude abraçar o seu filho mais velho. Por outro lado ainda, porque me fez questionar seriamente o quanto vale um sonho, se para isso não me é permitido viver cada segundo que me resta junto de quem tanto amo. Lembro-me ainda hoje da dor que ele sentiu quando as netas partiram mundo fora em busca de uma vida, pensando sempre que morreria sem a s tornar ver… E isso ainda dói mais.

Restam-me as boas lembranças que tenho dele: pasta académica de couro que fez questão de me oferecer quando entrei para faculdade. O maior elogio de sempre quando me disse que eu conduzia muito bem e que adorava andar comigo de carro porque era a única com quem ele ia tranquilo (ele que toda a vida conduziu, que toda a vida o vi mandar bitaites a todos que o guiavam, quando de decidiu para de conduzir e andava de pendura com os filhos ou a nora ou quem quer que fosse). As piadas e advinhas que eu (quase sempre sabia a resposta de tantas vezes que as ouvi). O imenso orgulho que tinha nos filhos, nas noras e principalmente nas netas.

Podem dizer o que quiserem dele, do que ele fez no passado… mas o avô que eu conheci e amei e amo era uma pessoa que trocou as voltas ao destino e mudou de vida radicalmente, coisa difícil de se fazer. Quer queiram quer não, uma lição de vida.

Há um ano não consegui escrever nada porque o vazio era grande demais. Hoje escrevo para celebrar a linda oportunidade que a vida me deu de o ter comigo durante mais de 30 anos.

No comments yet

Deixe uma Resposta

